segunda-feira, 5 de outubro de 2015

“Uma Igreja em saída! – Discípulos Missionários” (Papa Francisco)


Estamos a iniciar um ano pastoral marcado pela caminhada sinodal de toda
a diocese em união ao Santo Padre, o Papa Francisco, e ao nosso Patriarca Manuel Clemente. Este novo ano pastoral também será marcado pelo início do Ano da Misericórdia e nada melhor que começar pela Solenidade do nosso Padroeiro, São Lucas, o Evangelista da Misericórdia.  Deste modo, e tendo em conta o tema da Vida Consagrada, a nossa comunidade decidiu convidar todas as consagradas que marcaram a nossa comunidade pela sua passagem pelas nossas terras e também todas as que são “filhas” da nossa paróquia e que junto de todos nós cresceram em Deus, enamoraram-se por Ele e entregaram-se ao Senhor para uma vida de evangelização e misericórdia.

Assim, nos dias 17 e 18 de outubro, queremos viver o que o Papa anunciou como elementos fundamentais para que um consagrado seja o reflexo do seu Senhor no mundo. Queremos com as irmãs lembrar o passado através das memórias agradecidas pela sua passagem entre nós a evangelizar, mas também abraçar o futuro com a esperança que leva à certeza da Ressurreição com Cristo. No entanto, queremos juntos dos seus testemunhos de vida encontrar forças e ânimo para viver este presente com alegria, envolvidos na misericórdia de Deus, nosso Pai.

Recordo que a presença das irmãs nesta paróquia marcou a catequese, os grupos corais, ajudaram na fundação dos escuteiros, colaboraram com cuidados de saúde e na dimensão social da paróquia. , entre outras coisas tão belas que podemos recordar para, assim, construir um futuro no qual Cristo tem sempre o primeiro lugar, um mundo em que não existam ofensas a Deus, tal como pediu Nossa Senhora na última aparição de 13 de outubro, a qual celebraremos com eucaristia nos Chãos, seguida de procissão de velas.

Nesta solenidade de São Lucas e ao longo de todo este novo ano pastoral, o nosso padroeiro quer acolher todos, desde os mais novos com a nossa catequese que se iniciou neste mês, até aos mais idosos e doentes que poderão participar na eucaristia dos idosos e receber a Santa Unção. É importante que todos nós saibamos dar valor aos mais idosos, que façamos um esforço por trazê-los a Jesus, para que o Senhor os alivie, fortaleça e salve.

Para a catequese quero reunir-me com os pais e catequistas ao longo deste mês, estar mais próximo e dando as mãos desenvolver estratégias, vivências e experiências em que as crianças e jovens sintam o amor que Deus tem por todos nós e se encontrem verdadeiramente com Jesus.
Despeço-me desejando a todos um santo ano pastoral e peço que rezem por todos os consagrados e por todos os que se entregam a Deus para levar a Sua palavra a todos os homens, não esquecendo os que estão nas periferias.       
O Prior.

Sem comentários:

Enviar um comentário